Enel instala em Anápolis maior estacionamento solar do Brasil

A Enel Distribuição Goiás inaugura nesta sexta-feira (4), às 17h30, o maior estacionamento solar do Brasil. A usina solar fotovoltaica fica na UniEvangélica, em Anápolis, e conta com 2,9 mil placas solares em uma área de 5.630m². No projeto de eficiência energética feito para a universidade também foram substituídas 10.627 lâmpadas por outras mais econômicas. Desse modo, todo o sistema proporcionará uma economia de energia de 2.424,70 MWh/ano, o suficiente para abastecer aproximadamente 1.350 clientes residenciais com consumo médio mensal de 150 KWh durante um ano.

A distribuidora investiu cerca de R$ 6,6 milhões na usina solar, instalada de forma a proporcionar um estacionamento coberto para professores, alunos e funcionários. De acordo com o responsável por eficiência energética da Enel Distribuição Goiás, Adriano Faria, o sistema será monitorado remotamente pela empresa, uma vez que esteja integralmente em operação. “Quando o consumo de energia na universidade for menor do que a capacidade gerada pela usina solar, o excedente será disponibilizado para a Enel Distribuição Goiás, gerando crédito pela energia injetada e abatimento no valor da conta do cliente”, explica.

Além dos benefícios da energia economizada e da demanda evitada no horário de ponta do sistema elétrico, a intenção é fomentar a cultura de combate ao desperdício na universidade e a conscientização quanto ao uso sustentável dos recursos naturais.

Qual seu comentário a respeito disso?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *